Back to basics

Esqueçam os «take-aways» da vizinhança. Há coisas básicas na cozinha que não metem medo a ninguém. As hipóteses de errarem são diminutas. E acreditem que mexem no balanço final do mês. Uma delas é um assado de lombo de porco. Carninha assada, boa para toda a família.

E o Oliveira que me desculpe por uma receita tão básica que é quotidiana no seu Alentejo. Mas há quem não saiba sequer o que é um lombo de porco.

 

Comecem por comprar um lombo de porco. Na dúvida sobre a que peço me refiro, peçam ao vosso talhante que vos indique. Uma vez em casa agarram no dito e espetam com ele num recipiente a marinar. No caso usei uma marinada à base de chutney de gengibre e mostarda. Mas podem usar azeite, alho, limão, laranja, mel, tudo o que se lembrarem. Tentem é antes uma coisa tipo «Jedi», ou seja concebam nas vossas mentes os sabores que gostariam que a carne tivesse. Vão ver que resulta.

depois da marinada

Depois bandeja com ele, azeite generosamente por cima, e para dentro do forno, pré-aquecido a 180º (+/-). Deixem-no por lá durante 45 minutos. E no final devemos ter qualquer coisa assim:

Feito

Reparem que a carne não está uniformemente branca. Pessoalmente não gosto do lombo demasiado assado. Torna-se nesses casos seco, perdendo algum sabor. Cortem-no fino. Para bifes temos outras carnes. Voltem a colocá-lo fatiado na bandeja sobre o molho resultante do assado. Já está pronto a levar à mesa. Este foi acompanhado com arroz branco e salada de tomate e pepino.

Antes tivemos ainda isto:

imgp2247

Courgetes fritas com malagueta… imaginem uns peixinhos-da-horta «turbinados» ( na expressão dos nossos irmão brasileiros). Voaram. Qualquer dia deixo aqui a receita.

Por fim,  e com a resalva que qualquer vinho aqui apresentado se baseia apenas num critério de agrado pessoal, veio à mesa este Douro:

Vindimeiro Douro
Vindimeiro Douro

Deixou-se beber muito bem e deve andar à venda a bom preço.

Anúncios

Autor: Filipe Antolin

Curiosamente à procura de outros pontos.

5 thoughts on “Back to basics”

  1. Também gosto de regressar ao básico. Mas em relação a esta receita, deixava de lado o chutney de gengibre e a mostarda e punha o lombo de porco a marinar (coberto)de um dia para o outro em vinho branco, alho, sal, louro, tomilho e massa de pimentão (eu pessoalmente uso uma massa de pimentão alentejana que há à venda no “nosso” talho”).
    Frita levemente o lombo em azeite. É importante que toda a peça seja levemente frita. Barra levemente o lombo com mssa de azeitona (se tiveres, mas não é fundamental).
    Coloca o lombo numa caçarola de barro sobre azeite, junta duas cenouras descascadas e cortadas a meio longitudenalmente, uma cebola descascada (inteira) ou duas chalotas, uns quantos dentes de alho esmagados, e um raminho de tomilho. Junta também um pouco da marinada e reserva o restante. Esta reserva irá servir para ires molhando o lombo enquanto assa.

    Para acompanhamento cai muito bem uma receita de batatinhas assadas no forno que aprendi no Alandroal. Descasca e corta as batatas em quadrados. Se tiveres pressa podes cozê-las levemente antes do passo seguinte. Eu prefiro levá-las ao forno cruas. Num almocharife esmagas dentes de alho com sal grosso (se fôr sal do mar melhor) e salsa. Ficará uma pasta que servirá para tu passares uniformemente pelos quadrados de batatas (este processo tem de ser manual). Para tirar o cheiro do alho basta pores as mãos debaixo de água fria com uma faca pelo meio.
    Num tabuleiro passas um azeite (eu gosto de juntar um pouco de uma boa banha de porco – também disponível no nosso talho) e dispões os quadrados de batatas espalhados e deixas assar até ficarem bem tostadinhas. Não te esqueças de as ires virando e não as deixares colar ao tabuleiro. Acompanha com uma salada de tomate e com um bom vinho tinto!

  2. um dos meus hobies favoritos é a cozinha e tudo que por lá exista. E já fizeste fiambre fumado, cravejado com cravinhos e regado como a carne? experimenta. voltarei sofia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s